Hera Consultoria e Treinamento

Serviços Hera Consultoria e Treinamento

PRINCIPIOS EQUADOR

Os Princípios do Equador são diretrizes ambientais e sociais adotadas de forma espontânea por instituições financeiras, para concessão de crédito acima de US$ 10 milhões, e tornaram-se referência no setor financeiro para gerenciamento dos riscos nos casos de danos gerados por suas operações de crédito. 

No Brasil, como em outros países, as instituições financeiras (IFs) podem ser responsabilizadas por eventuais danos ambientais provocados por seus credores com a responsabilidade solidária de acordo com a regulação jurídica para a gestão de riscos socioambientais em instituições financeiras e a Resolução Banco Cetral 4.327/14. Da mesma forma, o International Finance Corporation (IFC) definiu uma série de exigências mínimas para concessão de crédito e gerenciamento dos riscos ambientais pelos bancos, conhecidas como Princípios do Equador. 

Avaliação de Risco Socioambiental sob a ótica dos Princípios do Equador é realizada não somente para a contratação do financiamento como também durante toda a vigência do contrato. A adoção, pelo cliente, de medidas mitigadoras para os impactos e riscos socioambientais do seu projeto é acompanhada regularmente pelo banco por meio de um Plano de Ação que faz parte do instrumento de contratação.

A HERA possui profissionais capacitados para verificar os requisitos dos Princípios do Equador aplicáveis ao seu projeto, incluindo critérios dos Padrões de Desempenho de Sustentabilidade Ambiental e Social da International Finance Corporation – IFC e as Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Banco Mundial (EHS Guidelines) e documentos correlatos.
 
Entenda como os Princípios do Equador influenciam seu negócio

Contate-nos
Hera Consultoria e Treinamento Ltda. Todos os direitos reservados 2012 ©
Labraro