O futuro pós-coronavírus

O futuro pós-coronavírus

11.04.2020 - Nós nunca enfrentamos uma ameaça como o novo coronavírus.

Há muitos anos ouvimos falar na chegada de uma Nova Era, com mudança total de paradigmas.

Mas, se o mundo nunca mais será o mesmo, qual é então o mundo que queremos?

Enquanto a pandemia é enfrentada, essa resposta já está sendo tecida. É ela que vai determinar o futuro .

Se observarmos a história da humanidade, percebemos que os momentos de crise coletiva quebram todos os paradigmas, obrigam que sejam criadas novas soluções e unem as pessoas para juntas possam melhor enfrentar as adversidades.

Estamos diante de uma nova oportunidade dessas.

Lutar pela vida ameaçada pelo vírus é o imperativo da emergência.  É preciso, porém, fazer algo ainda mais difícil: lutar pelo futuro pós-vírus.

A hora da mudança chegou!

Se não o fizermos, a retomada da “normalidade” será a volta da brutalidade cotidiana que só é “normal” para poucos, uma normalidade arrancada da vida dos muitos que diariamente têm seus corpos esgotados.

O rompimento do “normal”, provocado pelo vírus, é a oportunidade para desenhar uma sociedade baseada em outros princípios, capaz de barrar a catástrofe climática e promover justiça social.

Tornamo-nos coletivamente tão insensíveis aos outros, à natureza, aos animais, vivendo feito robôs, completamente imersos no imediatismo, que perdemos a capacidade de apreciar o belo, de nos tocarmos com a inocência e a pureza de uma criança, de nos conectarmos novamente com nosso interior.

É hora de crescermos em consciência, em solidariedade e em amor.

O pior que pode nos acontecer depois da pandemia será justamente voltar à “normalidade”.

Com o vírus, descobrimos que aqueles que afirmavam ser impossível parar de produzir, reduzir o número de voos, aumentar os investimentos dos governos e mudar radicalmente os hábitos apenas mentiam.

O mundo mudou em menos de três meses em nome da vida.

E é também em nome da vida que precisamos manter as boas práticas que surgiram neste período e pressionar como nunca antes por outro tipo de sociedade, tecida com outros fios.

Uma partícula minúscula foi capaz de nos sacudir e mudar radicalmente nossas vidas.

Nos fez parar o movimento frenético e olhar para dentro. Nos fez enxergar outros caminhos, outros valores, e nos mostrou o quanto precisamos uns dos outros, porque sozinhos nada somos, e deixou claro que cada um de nós tem um papel fundamental no bem estar e até mesmo na sobrevivência do outro.

Nos trouxe de volta o amor e a solidariedade, nos trouxe a consciência de que a sobrevivência de um é a sobrevivência de todos, nos provou na prática o que a Física Quântica nos diz há uma centena de anos: cada um de nós é uma parte essencial do todo que representa a humanidade e cada atitude ou pensamento nosso se reflete no coletivo.

A tarefa é inadiável. Se não fizermos isso, o mundo pós-coronavírus será ainda mais brutal e o colapso climático se aprofundará.

Para o extermínio da natureza não há nem jamais haverá vacina.

Nosso futuro depende de nós! De TODOS nós!

Precisamos encontrar outros caminhos.

Muitos dizem que é ingênuo. Outros dizem que é impossível.

Impossível é seguirmos vivendo como temos vivido.
 
Erika von Zuben

Compartilhe:
Outras notícias
topo
© Hera Consultoria - Todos os direitos reservados. Política de privacidade